Sites Responsivo – Opera2
Sites Responsivo

O Google anunciou recentemente uma mudança em seu algoritmo de pesquisa que pode afetar o posicionamento de milhares de sites em seu buscador, essa mudança faz com que sites que não estejam adaptados à smartphones e tablets desçam em seu ranqueamento e percam um número expressivo de visitas orgânicas, que são visitas onde o usuário chega até seu site sem você precisar investir em publicidade, apenas pesquisando no Google.

Essa mudança reflete o que vem acontecendo nos últimos anos no mundo com o a popularização dos smartphones e tablets. As pessoas passaram a acessar a internet mais pelo celular do que por computadores, por ser mais fácil e estar sempre a mão. Novos hábitos surgiram em nossa sociedade e atingiu todas as classes sociais, hábitos esses que obrigaram muitas empresas a se adaptarem aos novos consumidores, revendo processos e adotando novas tecnologias.

Vou apresentar aqui dados que mostraram a importância de se ter um site adaptado para qualquer tipo de tela, dados que podem significar o sucesso ou o fracasso de muitas empresas.

Dados do Mercado

O mercado mobile vem progredindo a cada ano e estar fora dele pode significar estar deixando de lado uma grande fatia do mercado. Ao longo dos últimos anos os números só crescem e as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscando empresas que também estejam conectadas.

Venda de Celulares

As vendas de smartphones deram um salto surprendente nos últimos quatro anos no mundo, e no Brasil não foi diferente. Em 2012 foram vendidos 16 milhões de smartphones no Brasil e em 2014 esse número aumentou para 54,5 milhões, isso pode significar que 27,15% da população do nosso país estão trocando seu celular antigo por um mais moderno ou apenas fazendo um upgrade no aparelho atual.

Segundo a Anatel, no Brasil existem mais de 260 milhões de celulares ativos, é mais do que a população inteira do país que é de 200,7 milhões. Isso indica uma mudança de hábito do Brasileiro, que gosta de ter dois celulares ao mesmo tempo.

Uso da internet

Cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet através de seus celulares, por ser uma forma mais rápida e fácil de buscar informações. Um estudo realizado pela F/Nazca em parceria com a Datafolha aponta que 43 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular, se tornando o principal meio de acesso à internet. Com as pessoas mais conectadas, as empresas precisam também se conectar cada vez mais, para buscar mais clientes e ficar visível para eles. Para ser ter uma noção do quanto as pessoas estão acessando cada vez mais a internet, só em 2013 o e-commerce faturou quase R$ 30 milhões e as pessoas passam em média quase 4 horas por dia na frente de seu smartphone.

Ter uma identidade na internet irá fazer as pessoas te acharem na internet, mas as empresas precisam ir além e organizar suas informações. Para saber se é fácil achar informações sobre você no Google faça um teste, busque pelo nome da sua empresa, seu. Site está aparecendo? Suas redes sociais vem logo a baixo? Se você mudar para imagens, as fotos da sua empresa irão aparecer? Repita o mesmo teste em um computador e no celular, será que as informações vão ser a mesma?

Novos hábitos

As pessoas estão cada vez mais conectadas e tomam a maioria de suas decisões baseadas em opiniões e matérias encontradas na internet. Você já teve uma dorzinha chata em algum lugar e pesquisou como resolver no Minha Vida? Programou alguma viagem e foi ao TripAdvisor ver o que poderia fazer no local? Se sim, você faz parte de uma nova geração que procura outros meios de buscar respostas às dificuldades do dia a dia.

Outra coisa que é muito visível na sociedade atual é que as pessoas estão conectadas o tempo todo através de seus celulares, se elas sentem alguma vontade não perdem tempo, pegam o celular e pesquisam na hora. Queremos as informações de forma rápida e sucinta e sempre estamos atrás de quem nos fornece isso.

  • Postado por Eduardo Nascimento em 31/10/2016