Minha empresa precisa de um aplicativo? – Parte 2 – Opera2
Minha empresa precisa de um aplicativo? – Parte 2

Qual a melhor plataforma, iOS ou Android?

Se não for possível desenvolver um aplicativo para as duas principais plataformas do mercado, você pode decidir com base no público alvo ou na quantidade de pessoas que quer atingir. Isso não pode ser feito as cegas, é importante conhecer seu cliente e não desenvolver uma solução apenas com informações que você acha que sabe sobre eles. É possível pegar muitas informações sem precisar fazer uma pesquisa com cada cliente, por exemplo você já deve saber quanto cada pessoa gasta em média na sua empresa e dependendo do seguimento você sabe onde a maioria dos seus clientes moram (moram em bairros de alto padrão? Vem de fora do estado ou até do país?). Se as informações que você juntou não são suficientes para traçar o perfil do seu público alvo, ai você pode fazer uma pesquisa para captar mais detalhes, aí você poderá até perguntar qual o tipo de celular seus clientes usam.

Depois de pegar todas as informações necessárias para traçar o público alvo da sua empresa é hora de escolher a plataforma. Cada uma tem seus prós e contras e não existe a melhor ou a pior, existe aquela que melhor se encaixa com a realidade da sua empresa.

iOS

Prós

Usuários do sistema operacional da Apple tem um maior poder aquisitivo, por conta dos altos preços dos aparelhos no brasil, gastam mais dinheiro dentro dos aplicativos e são interessados em viagem. Eles passam mais tempo navegando na internet pelo celular e a grande maioria possui plano de dados facilitando o acesso a informações a qualquer momento.

Contras

Em contra partida, a plataforma iOS detém uma fatia muito menor do mercado que seu principal concorrente o Android. Apesar de não ser uma fatia tão pequena – 10 milhões de iPhones 6 foram vendidos apenas nos três primeiros dias após o lançamento – a plataforma da Apple está bem longe dos 90% do mercado que a plataforma Android domina. O valor de desenvolvimento não varia muito entra as duas plataformas e você pode estar pagando mais para atingir um menor número de pessoas.

Android

Prós

Como disse anteriormente, a plataforma Android domina o mercado de smartphone em números, já que qualquer fabricante pode criar um aparelho e instalar sua versão do Android. Também é possível implementar vários métodos de pagamento no aplicativo sem se preocupar em pagar uma porcentagem exorbitante para uma empresa terceira. Você pode por exemplo implementar o PayPal em seu aplicativo e seus usuários pode comprar seu produto ou serviço com alguns toques.

Contras

Diferente do usuários do iOS, usuários de Android não gastam muito dentro dos aplicativos e fazem menos downloads na Google Play. Pela quantidade de aplicativos de baixa qualidade que existem na loja, muitos usuários ficam com receio de baixar aplicativos. Não é um problema muito grande no caso de empresas já que o aplicativo está ligado à uma marca, diferente de aplicativos de jogos e utilitários.

Outras plataformas

Além das plataformas iOS e Android existem outras plataformas mobile como a Windows Phone, Surface e Black Berry, mas elas estão bem longe das plataforma que dominam o mercado e investir nelas pode ser um desperdício de capital. Essa é a realidade dos dias atuais e pode demorar para que isso mude, mas guardar o dinheiro que seria investido no desenvolvimento de aplicativos para outras plataformas ou investir em ações de marketing pode trazer um retorno maior para sua empresa.

Seu site pode apontar se existe ou não a necessidade de criar uma aplicativo para outra plataforma. Como o Google Analytics pode apontar quais tipos de aparelhos acessam seu site, fica fácil ver se a demanda de outras plataformas é realmente importante. Se você notar que seu site está com um número expressivo de acessos por Windows Phone por exemplo, ai sim é hora de criar um aplicativo para essa plataforma.

A maioria das empresa que desenvolve aplicativos está focada nas duas principais plataformas mobile e por isso achar empresas que desenvolva para Windows Phone ou Black Berry se torna um problema. Por serem poucas, muitas cobram um valor mais alto também o que por si só pode inviabilizar o projeto.

  • Postado por Eduardo Nascimento em 14/11/2016