O Instagram, rede social voltado para compartilhamento de fotos, possui mais de 300 milhões de usuários e há um tempo vem chamando a atenção de empresas que querem estar onde seus clientes estão.

Cases

No turismo o Instagram se mostra uma poderosa ferramenta para divulgar destinos e empresas pelo mundo, existem casos de pessoas que viajam pelo mundo fotografando lugares e ganham para isso. É o caso do Paulo del Valle, um Instagramer profissional que é pago para viajar pelo mundo tirando fotos e já conheceu a Austrália, EUA, Israel, além de vários destinos no Brasil. Paulo é pago por empresas e órgãos governamentais que querem divulgar o turismo, para ir até o destino, tirar fotos e postar em sua conta do Instagram, que possui mais de 261 mil seguidores.

Instagram Paulo del Valle

Publicidade

O Instagram está implementando um sistema de publicidade em alguns países e no Brasil já é possível divulgar sua empresa na linha do tempo dos usuários. Na primeira fase apenas grandes empresas puderam divulgar suas peças na rede, mas atualmente qualquer empresa pode fazer isso. Se você for fazer publicidade no Instagram pense na peça como uma publicação normal e não um banner que irá aparecer no site, isso agrada mais os usuários e aumenta suas chances de ganhar um like.

Você também pode procurar usuários que tenham um número grande de seguidores e pedir para eles postarem algo sobre sua empresa. Uma foto com a marcação do local postado no perfil de algumas pessoas podem causar mais impacto do que um anúncio em uma revista famosa hoje em dia. Isso seria o suficiente para despertar a atenção das pessoas para sua empresa e para seu perfil no Instagram.

Como escolher a pessoa certa é a questão, não saia convidando todos que tenham 1 milhão de seguidores por ai, isso pode fazer você gastar dinheiro para divulgar sua empresa com quem não faz parte do seu público alvo. Se você é da área de turismo, procure pessoas que viajam bastante e postam sobre suas aventuras, se você é um restaurante ache pessoas que gostem de culinária e de sair a noite. Depois de achar a pessoa certa é só negociar oferecendo dinheiro ou mesmo seus serviços gratuitamente se ela aceitar.