Continuando nossa série de matérias sobre marketing turísticos, hoje iremos ver algumas informações que irão facilitar nossa tomada de decisão no Facebook.

Marketing no Facebook

Como fazer sucesso no Facebook e conquistar milhares de fãs? É um trabalho árduo mas que pode trazer o resultado que nenhum outro meio de comunicação pode trazer. Abaixo listamos algumas técnicas de como se dar bem no Facebook para alavancar suas vendas e aumentar a popularidade da sua empresa.

Perfil ou Fan Page?

Uma dúvida comum nas empresas é saber qual é o melhor criar: perfil ou fan page. Existe algumas diferenças básicas entre fan page e perfil, e apesar de ser possível criar os dois para a empresa, você deve escolher a melhor opção para atingir seus objetivos dentro do Facebook.

O perfil geralmente é utilizado por pessoas, pois para você começar a ver as publicações, o administrador do precisa aceitar a requisição de amizade. Com o perfil, muitas vezes o usuário não consegue ver imediatamente as postagens, o que pode causar uma frustração. Com a rapidez da internet, as pessoas procuram informações em tempo real e não gostam de esperar para ver uma coisa que estão procurando naquele momento.

Com as fan pages isso não acontece, a empresa não perde o tempo e o usuário vê no mesmo momento o que está procurando. As fan pages no Facebook funcionam como um braço do seu site, eles estão em um lugar em que o usuário fica bastante tempo, fornecendo novidades sobre a empresa e interagindo com o cliente. Para ver todas as postagens da fan page, basta que o usuário clique em curtir e com alguns clique a mais ele pode ver endereço, telefone, site e diversas informações relevantes para começar a fazer negócios com a empresa.

Então, para aproveitar todo o potencial do Facebook e alavancar as vendas da sua empresa, crie uma Fan Page, o Facebook projetou as fan pages exatamente para isso, então, aproveite todo o potencial que elas tem a oferecer.

Publicidade

Ao montar campanhas de marketing digital, eu sempre procuro aconselhar meus clientes a investir no Facebook, pois ele possui muito mais informações do que qualquer outra plataforma. Vamos dizer que você é um hotel de nicho e seu foco é sustentabilidade e sabe exatamente que o perfil do seu público alvo é família com até quatro pessoas e que tem um maior poder de decisão na viagens é a mulher, você também sabe que eles moram na capital do seu estado e que geralmente planejam a viagem três meses antes (se você ainda não tem esse perfil definido, aconselho a começar a pesquisar). Com o sistema de publicidade do Facebook, você consegue atingir exatamente esse público e com isso aumentar as curtidas na sua fan page ou publicação. Basicamente o Facebook consegue mensurar localidade, raio de alcance, sexo, interesses, idade e status do relacionamento, o que nenhum anunciante consegue dizer a você exatamente.

Se for utilizado da forma correta, a publicidade no Facebook pode facilmente aumentar sua gama de clientes, fazendo com que seu investimento em publicidade seja focado e com um alto ROI.

Relacionamento com o cliente

Quem tem um site, tem uma grande chance de ter recebido uma newsletter indesejada de alguma empresa oferecendo o sistema de chat para facilitar o contato com o cliente. O preço desse serviço pode variar, mas os melhores e mais eficientes serviços giram em torno de R$ 50 o plano básico.

Com o Facebook, você pode ter esse tipo de serviço gratuitamente através do chat. É muito mais fácil para seu cliente e para você manter contato pelo Facebook, pois é um local em que você fica conectado por mais tempo, a não ser que o seu site possua um fórum o que irá manter seus clientes conectados por mais tempo.

O histórico da sua conversa fica salva no Facebook e fica fácil voltar a se relacionar com pessoas que mostraram interesse por sua empresa um dia.

Vender pelo Facebook

Empresas de turismo também podem utilizar aplicativos no Facebook que transformam a Fan Page em uma loja virtual dentro da rede social e começar a vender para o mundo. No caso de hotéis e operadoras de aventura, é possível iniciar a venda pelo Facebook e depois só enviar o boleto ou os dados de pagamento por e-mail.

“Mova-se rapidamente e quebre as coisas. A menos que você não esteja quebrando coisas, você não está se movendo rápido o suficiente.”

Mark Zuckerberg