Ferramentas Google Parte 2 – Google Analytics – Opera2
Ferramentas Google Parte 2 – Google Analytics

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta de relatório de visitas de site, se você é um empresário consciente e busca sempre conhecer clientes e potências clientes, o Google Analytics irá ajudar você nessa empreitada.

Para começar a coletar os dados de acesso do seu site é preciso inserir um código HTML fornecido no site do Google Analytics em todas as páginas que deseja coletar as informações (de preferência no site inteiro). Isso só é feito apenas uma vez e enquanto o código estiver lá ele irá coletar vários dados dos usuários que visitarem seu site. Geralmente esse código é inserido quando o site está sendo desenvolvido, se seu site não possui, peça para seu desenvolvedor inserir o código em seu site.

Dentro do sistema existe uma infinidade de relatórios e também é possível criar seus próprios relatórios cruzando dados capturados pelos sistema, mas os relatórios padrões já nos dão uma boa idéia de quem está visitando nossa página.

Público-alvo

Esse relatório trás informações ordenadas de qual país, cidade e estado estão acessando seu site (menu Geográfico -> Localização), por quais dispositivos as pessoas estão visitando seu site (menu Celular -> Dispositivos) separados por mobile, desktop e tablet trazendo ainda detalhes dos modelos, e outro relatório importante mas que precisa ser ativado é o de informações demográficas onde você pode ver informações sobre a idade e o sexo das pessoas que estão acessando seu site (menu Informações demográficas -> Visão geral).

Existem outros relatórios dentro do menu público alvo, mas não entrarei em detalhes neste livro. Com esses três relatórios você consegue ter uma boa visão de quem está entrando no seu site.

Aquisição

Em Aquisição você poderá ver de onde estão vindo as visitas do seu site e decidir onde investir em publicidade (menu Todo o tráfego -> Canais). Os relatórios estão divididos em Social (visitas vindas de redes sociais), Direct (pessoas que digitaram seu site no navegador), Referral (visitas vindas de outras origens do Google como Grupos e outras páginas relacionadas ao Google) e Organic Serach (visitas vindas de pesquisa no Google).

Além de mostrar por qual tipo de mídia as visitas estão vindo, existe um relatório que mostra exatamente por qual site o usuário entro em sua página (menu Todo o tráfego -> Origem/mídia ). As vezes você investe em sites que não geram visitas nenhum para site e esse menu pode te ajudar a descobrir em qual site vale e qual não vale a pena investir.

Comportamento

Esse relatório trás como o usuário se comporta dentro do seu site e como seu site se comporta perante o usuário. Dois relatórios chamam a atenção dentro desse menu, o primeiro é o Fluxo de comportamento que mostra qual a ordem das páginas os usuários visitaram depois de entrar no seu site, se seus visitantes fazem somente uma interação é porque eles não acharam seu conteúdo interessante ou acharam seu site um pouco difícil de navegar. O segundo mostra o tempo que seu site demora para abrir quando um usuário navega por ele (menu Velocidade do site -> Visão geral). Se seu site está demorando muito para abrir é preciso verificar duas coisas: se os códigos e as imagens do seu site estão muito pesados ou se o servidor que você contratou está muito lento.

“Queremos que o Google seja a terceira metade do seu cérebro.

Sergey Brin

  • Postado por Eduardo Nascimento em 03/10/2016