Como ter o melhor Site para minha empresa? – Opera2
Como ter o melhor Site para minha empresa?

Estar totalmente envolvido no desenvolvimento de projetos de tecnologia para a área de turismo nos fez entender a fundo o segmento mas com uma visão voltada a tecnologia e o que percebesse é que muitos hotéis não refletem a qualidade da sua hospedagem em seus sites e isso pode causar a desistência de pessoas que chegaram até seu site por interesse em seus serviços. Para um minuto e reflita sobre essas três perguntas:

  • Será que meu cliente está satisfeito com meu site?
  • Meu site está realmente transmitindo a imagem do meu hotel?
  • Estou aproveitando todas as funcionalidades que as tecnologias atuais oferecem?

Existem diversas funcionalidades que podem ser desenvolvidas para o site do seu hotel que ajudam a turbinar suas vendas além de técnicas para encantar o cliente assim que seu site carrega.

Faça um site mais convidativo

Ter um web site em que o usuário se sinta à vontade para navegar pode trazer mais vendas para a empresa. Organize as informações da forma que os usuários sejam impactados na hora certa.

Para empresas de turismo, o tipo de site mais utilizado é o institucional, onde as páginas são estáticas e organizadas para que o usuário vá conhecendo a empresa aos poucos e em uma ordem que acabe efetuando uma compra.

Apesar dos sites institucionais não precisarem de constante atualização é preciso verificar se ele está apto à receber os usuários de hoje em dia. Se faz três anos que você desenvolveu seu site é hora de parar para analizar se ele está agradando seus clientes. Você pode fazer uma pesquisa de satisfação e ver o que seus clientes acham do seu site atual, eles podem apresentar sugestões e mostrar as dificuldades que tiveram para acessar seu site e conhecer sua empresa.

Contratar um fotógrafo para tirar fotos com um olhar profissional pode sair cara em alguns casos, mas pode pesar na decisão do seu cliente de contratar ou não você. Desenvolver textos mais enxutos também ajuda por causa dos hábitos atuais onde as pessoas por informações mais diretas. Dedique um tempo para desenvolver seu site e trabalhe em conjunto com a empresa que irá desenvolvê-lo para você, isso irá manter tanto a qualidade do site quanto do conteúdo.

Dicas

1. Invista em imagens

Para ter impacto maior sobre os usuários, invista em imagens que transmitam a qualidade da sua empresa. Investir em um fotografo profissional para tirar fotos para seu site pode causar o tão importante impacto inicial em um futuro cliente. Não precisa tirar muitas fotos, invista em qualidade e não em quantidade, na hora de contratar o serviço peça para o desenvolvedor do site listar as imagens que vai usar e criei um roteiro para o fotografo tirar as fotos. Você vai gastar alguns minutos para fazer isso, mas pode economizar um bom dinheiro.

2. Google Maps no seu site

Algumas empresas ainda colocam aqueles mapinhas desenhados por agências de publicidade para panfletos impressos, não aconselho o uso de imagens no lugar de mapas quando é possível utilizar o Google Maps para ajudar o cliente a achar seu hotel. Com o Google Maps o cliente pode traçar uma rota, visualizar uma foto de satélite, em alguns casos ver a foto da fachada do seu hotel pelo street view e ver fotos da cidade. É uma mapa dinâmico com muitas funcionalidades para ajudar seus clientes.

3. Contato pelo site

Atualmente é possível colocar várias formas de contatos dentro do seu site, algumas são comuns mas ainda muito utilizadas como o formulário de contato, que facilita na hora de enviar um e-mail para o hotel. Uma outra forma são os links nos telefones, que ajudam usuários que estão visualizando seu site de um celular, ao clicar no número o celular reconhece que é um telefone e faz a ligação. Outra opção, para quem não utiliza Facebook é o chat, uma forma fácil e instantânea do seu hospede se comunicar com você. Facilitar o contato do cliente com você pode aumentar suas vendas e passar a imagem de uma empresa mais aberta e dinâmica.

4. Site multi tela

Deixar seu site compatível com smartphones, tablets e computadores é muito importante para que seus clientes tenham acesso a seu conteúdo em qualquer lugar. O Google anunciou recentemente mudanças em seu algorítmo que irá dar mais destaque para sites que funcionem em múltiplas plataformas, isso irá mudar totalmente o sistema de buscas orgânicas, podendo deixar para trás sites que estavam na primeira posição da busca. O Google fez isso por uma boa rasão, o números de acessos por smartphones está crescendo cada vez mais e grandes empresas já se mobilizaram a muito tempo.

5. Venda pelo site

Sua empresa não precisa ter um e-commerce para começar a vender pela internet. Em alguns casos é possível inserir um botão de pagamento em seu site de forma simples ou você pode começar um venda pela internet e terminar de maneira convencional, tudo depende da facilidade que você quer dar ao seu cliente.

Para implementar um sistema de pagamento em um site, geralmente indicamos o PagSeguro e Pay Pal que são plataformas de pagamento completas e cobram uma porcentagem baixa sobre as vendas. É simples inserir um botão de pagamento pelo PagSeguro no seu site, eles possuem uma interface que geram o código, depois de gerado é só copiar o código do PagSeguro e colar no código do seu site.

6. Multi idioma

Você já recebeu algum cliente estrangeiro em seu hotel? Mesmo que você não tenha uma equipe que seja fluente em inglês você pode receber clientes estrangeiros em seu hotel, geralmente eles falam um pouco de português e conseguem se virar quando estão aqui. O problema acontece quando seu site não é multi idioma, pois quando o cliente está pesquisando um local, ele dará mais prioridade para sites em sua lingua nativa.

Se o texto do seu site for bem estruturado e durar por bastante tempo, a tradução do conteúdo pode ser muito vantajosa. Se seu site tem muito testo, não é preciso traduzir tudo, você pode criar uma versão resumida do conteúdo.

  • Postado por Eduardo Nascimento em 24/10/2016