O laboratório de ideias da Opera2 é focado no turismo e a maioria dos nossos clientes são desses segmento, então eu acabo imaginando formas de misturar tecnologias recentes com essa área. Eu acredito que a realidade virtual é uma tendência que possa ajudar em muito o turismo, apesar de já ter lido em vários lugares que ela irá impactar negativamente o setor.

Podem existir várias formas de se utilizar a tecnologia, algumas são previsíveis e outras vão surgindo a medida em que adotamos essas tecnologias, mas particularmente tenho um ideia de utilização muito boa para a realidade virtual e que pode alavancar as vendas de uma agência de viagem ou até de uma empresa que presta serviço em turismo. Trata-se de utilizar a realidade virtual como ferramenta de marketing e divulgar as experiências que o usuário teria se estivesse no local. Difícil imaginar?

Imagine uma empresa de esporte de aventura que monte um quiosque em um shopping de grande movimento em uma capital próxima à sua base de operação. Ao invés de distribuir panfletos, tentar convencer as pessoas que sua atividade é bacana ou só mostrar fotos e vídeos no celular, essa empresa pode levar um óculos de realidade aumentada e mostrar ali, na hora como é a experiência de praticar essa atividade.

Essa é só uma das possibilidades e pode ser aplicada para empresas de vários segmentos. Imagine a economia de uma construtora que poderia utilizar a realidade aumentada ao invés de construir um apartamento decorado.

Você é empresário? Imagina alguma utilidade para essa tecnologia no seu segmento? Deixe um comentário com a sua opinião ou dúvida.